Governo do Estado de São Paulo

Informamos que 53% dos municípios do Estado de São Paulo estão com Ouvidorias do SUS implantadas!

Ouvidoria Geral do SUS SES/SP recebe o Prêmio Amigo do Meio Ambiente em 2016 


Prêmio Amigo do Meio Ambiente foi criado pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, em 2008, com apoio técnico do Centro de Vigilância Sanitária, como objetivo de estimular iniciativas sustentáveis no âmbito do SUS em todo o Brasil. O Prêmio A.M.A. atingiu plenamente seus objetivos, convertendo-se em importante estímulo para as iniciativas ambientais nas Unidades de Saúde do Estado de São Paulo.
São avaliadas ações de preservação ambiental inseridas dentro de um contexto macrossocial norteado pelo princípio da responsabilidade da administração pública em orientar e conscientizar a população e pela convicção de que cabe ao setor saúde dar o exemplo para a sociedade quanto aos aspectos de proteção à saúde pública e ambiental. 
Além de reconhecer o mérito das melhores iniciativas, a condecoração, denominada “Amigo do Meio Ambiente”, visa estimular os profissionais e dirigentes das Unidades de Saúde do SUS a desenvolverem, em seus locais de trabalho, uma cultura perene de preservação ambiental, adotando soluções práticas, efetivas e ecologicamente sustentáveis. Concorrem organizações, públicas ou privadas, que prestam serviços de Saúde no âmbito do SUS em todo o Brasil. 
No ano de 2015, enviamos um Projeto que recebeu Menção Honrosa, no ano de 2016, participamos novamente com o mesmo Projeto, porém apresentamos os resultados e tivemos a grata satisfação de ser informada que o projeto: PADRONIZAR PARA ORGANIZAR NOSSAS OUVIDORIAS DO ESTADO E INFORMATIZAR PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE, se classificou entre os 15 melhores na nona edição do Premio A.M.A. Foram enviados 112 projetos de 11 estados brasileiros, abordando as mais diversas iniciativas ambientais em organizações de saúde públicas e privadas, de todos os portes, as quais fazem a diferença para tornar o SUS mais verde e sustentável. Fomos selecionados para receber a Placa de Reconhecimento na Cerimônia de Premiação durante a abertura do Seminário Hospitais Saudáveis – 2016. 

Também enviamos dois Pôsteres, para o SHS 2016 que tem o objetivo de divulgar os trabalhos acadêmicos e experiências profissionais sobre sustentabilidade no setor saúde. Um deles, Autossuficiência e preservação do Meio Ambiente foi aprovado para exposição onde ficou durante os dias do Seminário.