Uma das consequências negativas da Pandemia, comprovadamente foi a redução de 16% nos transplantes realizados no mundo. Segundo artigo da Revista The Lancet, o Brasil está entre os países de pior performance, com redução de 29% no número de transplantes realizados.
De acordo com o Instituto do Coração do HCFMUSP, no Brasil em 2020, comparado com 2019, houve queda de 13% na taxa de doadores. Essa queda ocorreu tanto por diminuição da notificação de potenciais doadores, quanto por aumento do número de contraindicações para o transplante.
Estratégias precisam ser repensadas para reduzir os impactos da Pandemia, aumentar o número de transplantes, diminuir as listas de espera, aumentar a probabilidade dos pacientes receberem órgãos em espaços de tempo mais curtos e conscientizar a população quanto a importância de doação de órgãos.
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo se solidariza com essa situação e quer mudar essa realidade. O Serviço de Informação ao Cidadão – SIC e a Ouvidoria Geral do SUS se uniram à Central de Transplante para uma campanha de incentivo à doação de órgãos.
O projeto inicialmente tem 2 etapas:
1 - Sensibilização aos servidores públicos, para que compreendam a doação de órgãos.
2 - Conscientização ao cidadão, informando sobre a importância da doação de órgãos.
O objetivo desse projeto é sensibilizar os servidores da saúde e conscientizar a população quanto a importância da doação de órgãos. A população compreendendo a situação atual, é uma forma de incentivar as famílias a doação.